Saúde

Sobre os Piolhos-Caranguejos

Sobre os Piolhos-Caranguejos

Chamados “Pediculus” ou “Phthirus” na terminologia científica, também conhecidos pela população como Piolhos-Caranguejos ou chatos, são parasitas externos sexualmente transmissíveis, que se desevolvem com grande facilidade especialmente quando há uma pobre higiene pessoal. São extremamente pequenos apesar de ser muito parecidos com os caranguejos, daí um dos seus apelidos. Têm uma forma plana, com três pares de pernas de cada lado do corpo.

Leia mais

Sobre as Verrugas Genitais

Sobre as Verrugas Genitais

O HPV, “Human Papilloma Virus”, é responsável por provocar uma doença incurável, sexualmente transmissível, que, infelizmente, soma-se àquela lista já enorme das infecções deste tipo. As verrugas genitais, doença conhecida também como Condilomatose, existe há milhares de anos e já que não tem cura, ela faz com que o número de portadores seja cada vez maior.

Leia mais

Sobre o Cancroide

Sobre o Cancroide

O Cancroide, também conhecido como Cancro Mole, é uma doença sexualmente transmissível provocada pelo “Haemophilus Ducrey”, uma bactéria (parasita) presente nas mucoses dos organismos humanos ou animais. Esta doença encontra-se mais frequentemente em pacientes do sexo masculino e é mais comum na Asia do Sudoeste e África, mas infelizmente marca presença também na América do Norte ou Europa.

Leia mais

Sobre a Gonorréia (blenorragia)

Sobre a Gonorréia (blenorragia)

A bactéria chamada “Neisseria Gonorrhoea” é responsável pela doença com o nome de Gonorréia. A infecção causada é uma infecção sexualmente transmissível de homem para mulher ou vice-versa, durante os contactos sexuais desprotegidos, independentemente do seu tipo (oral, vaginal ou anal). A doença é conhecida também como Blenorragia e pode ser encontrada na garganta, no recto, mas também no cérvix (a parte inferior do útero ou da beixiga), na uretra (canal da urina) ou na vagina.

Leia mais

Sobre a Tricomoníase

Sobre a Tricomoníase

A Tricomoníase é uma infecção causada pelo protozoário (animal inferior, geralmente microscópico, unicelular) “Trichomonas vaginalis”.

Este parasita é tipicamente presente no aparelho urinário, não tem sintomas e não afecta o organismo de qualquer forma, apenas quando se associa a várias outras bactérias (bacilo coli, esteptococo, estafilococo, etc.).

Leia mais

Sobre o Herpes Genital

Sobre o Herpes Genital

O Herpes Simplex de tipo I e o Herpes Simplex de tipo II são as duas formas da doença provocada pelos vírus “Simplex”. Ambos são contagiosos. O herpes de tipo I é mais activo na cavidade bucal e ocorre especialmente durante os episódios de constipação ou gripe com febre, e o tipo II manifesta-se na área genital, sendo transmissível através contacto sexual sem protecção. Ao contrário do Herpes de tipo I que é activo e pode ocasionalmente afectar também a zona genital (durante os episódios de sexo oral), o Herpes de tipo II é contagioso em todos os tipos de sexo.

Leia mais